Perguntas frequentes
O Certificado Digital é a identidade da pessoa física ou jurídica no meio eletrônico.
Com ele é possível fazer transações on-line, acessar iniciativas eletrônicas de governo, assinar documentos digitalmente, entre outras funções.
Todo certificado possui os dados do titular, sendo gerado e assinado pela Autoridade Certificadora, que segue as regras estabelecidas pela ICP-Brasil, associando a pessoa a um par de chaves criptográficas.
Dessa forma, com o Certificado Digital, você tem validade jurídica em todas as ações que utilizá-lo.
O Certificado Digital é um documento eletrônico, que funciona como se fosse uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção as transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas físicas ou jurídicas possam se identificar e assinar digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.
O Certificado Digital e-CPF é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas.
Ele pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB) e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, enviar a Declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade, entre outras aplicações.
O Certificado Digital e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas (empresas, corporações, instituições, entre outros).
Com o e-CNPJ é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita, acessar ao programa Conectividade Social, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras aplicações.
É o Certificado Digital sem vínculo com a Receita Federal, limitado apenas à emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e sistemas que não exijam certificados da cadeia RFB.
É um Certificado Digital emitido e armazenado em nuvem. Pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar, por meio de um smartphone com internet, sendo tão seguro quanto os outros.
O e-Advogado é o Certificado Digital emitido exclusivamente para o advogado. Ele viabiliza o peticionamento eletrônico, a assinatura digital de documentos com validade jurídica, realizar processos pela internet sem necessidade de validações presenciais.
O e-Médico é o Certificado Digital emitido exclusivamente para o médico, regularmente registrado no CRM. Com ele é possível assinar digitalmente prescrições médicas geradas no computador, com o mesmo valor legal das assinadas manualmente.
Para cada modelo de Certificado Digital existe um tipo, sendo A1 e A3.
Tipo A1
O Certificado A1 é instalado e armazenado diretamente em um computador e sua validade é sempre de 1 ano.
Suas Vantagens:
Pode ser instalado em diversos computadores da empresa simultaneamente;
Pode ser importado por softwares de emissão de notas fiscais;
Permite o backup do certificado, ou seja, se o computador for formatado, o arquivo não é perdido;
Agilidade no momento de assinar documentos, já que não depende de dispositivos externos;
Não requer instalação de leitoras.
Tipo A3
O Certificado A3 é armazenado em tokens (parecido com pendrive) ou smartcards (cartão inteligente) com leitor específico e tem validade de 1, 2 , 3 anos e 5 anos.
Suas Vantagens:
Renovação a cada 1, 2 ou 3 anos;
Pode ser levado para qualquer lugar onde seu uso seja necessário;
É inviolável e tem um nível de segurança elevado, pois não pode ser extraído ou copiado para outra mídia;
Mídia pessoal e intransferível, somente o portador da senha pode utilizá-la.
Para comprar um Certificado Digital é muito simples. As etapas da compra são:
Solicitação;
Pagamento;
Agendamento do atendimento e entrega do Certificado;
Realização do atendimento;
Emissão (entrega) do Certificado Digital.
Para comprar o Certificado Digital é necessário que a pessoa, a qual será a titular dele, esteja ativa e regular na Receita Federal do Brasil.
Os preços do Certificado Digital variam de acordo com o seu tipo e validade.
Você pode consultar todas as opções aqui em nosso site. O pagamento pode ser feito por boleto ou cartão de crédito (em até 3x sem juros).
O próximo passo após a confirmação do pagamento é agendar o seu atendimento, para agendar, clique aqui.
O agendamento é necessário para que possamos validar os seus documentos após a compra e para que você possa fazer a retirada das mídias (token ou cartão).
O processo é essencial para a emissão, por isso, fique atento aos documentos que serão necessários para validação.
Neste caso, é preciso realizar uma nova compra. Fique tranquilo que o boleto vencido não gerará cobranças.
Para ter acesso a 2ª via do boleto de compra, entre em contato conosco pelo chat on-line ou telefone para te ajudar.
Os dados a serem cadastrados devem ser o do titular do certificado. Para o Certificado Digital de pessoa física (e-CPF), serão colocados os dados como nome e CPF. Para pessoas jurídicas, o Certificado Digital (e-CNPJ) conterá os dados da empresa.
Para utilizar um código de desconto na compra do Certificado Digital, é bem simples:
Faça a solicitação de um produto aqui em nosso site;
Na primeira etapa do carrinho, informe o código de desconto;
Clique em avançar e o código será aplicado automaticamente no valor do produto;
Depois, agende o atendimento e entrega do Certificado;
Compareça ao atendimento;
Emita (receba) seu Certificado Digital.
Veja as informações, de acordo com a situação.
Pagamento do Certificado ainda não foi realizado: Neste caso, basta realizar um novo pedido.
O Certificado Digital já foi emitido há mais sete dias: nesta situação, não é possível trocar o modelo, sendo necessária uma nova compra.
Pagamento já realizado/Certificado Digital foi emitido há menos de sete dias OU ainda não foi emitido: neste caso teremos que reembolsar o seu pedido para que você faça uma nova compra. Para solicitar o reembolso ou cancelamento, entre em contato conosco.
A mídia criptográfica é onde o Certificado Digital A3 de pessoa física ou jurídica é armazenado.
As mídias seguem especificações rígidas de segurança e por isso devem ser autorizadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para serem utilizadas para a emissão de certificados.
São dois tipos de mídias criptográficas:
Cartão:
O cartão é um dispositivo portátil que, juntamente com a sua leitora com interface USB padrão, gera e armazena o Certificado Digital, dispondo de alto nível de segurança: uma vez gerada a chave privada, o cartão estará totalmente protegido e o certificado não poderá ser apagado, exportado ou reproduzido em outro dispositivo.
Token: O token é um dispositivo que armazena e gera as chaves criptográficas que compõe o Certificado Digital. As chaves criptográficas estarão protegidas o token, sendo acessadas mediante o uso da senha PIN. Assim como no cartão, não será possível exportar, apagar ou reproduzir o certificado em outro dispositivo.
Caso você já possua um cartão ou um token, é preciso verificar se a mídia é compatível e se ela está apta para validação. Para isso, aconselhamos a ir até o ponto de atendimento mais próximo para verificar se é possível fazer a validação utilizando essa mídia.
Não é possível alterar a forma de pagamento de um pedido já pago.
Se você ainda não efetivou o pagamento e tinha escolhido quitar a compra por meio do boleto, mas gostaria de fazê-lo por meio do cartão de crédito, basta não quitá-lo e realizar um novo pedido.
Agora, se você já efetivou o pagamento por meio de cartão, é preciso cancelar. Para isso, entre em contato conosco.
Não existe, não. Apenas haverá custo adicional se você desejar contratar o serviço de atendimento em sua residência, empresa ou no exterior.
É simples. Basta acessar a sua área de cliente!
Clique aqui e faça o seu login e, em seguida, acesse Minhas Compras – do lado esquerdo da página.
Se você já realizou o pagamento de ambos os pedidos, você terá que solicitar o reembolso de um deles. Para solicitar o reembolso ou cancelamento, entre em contato conosco.
Agora, se você realizou apenas o pagamento de um dos pedidos, está tudo bem. O outro será cancelado automaticamente.
Entre em contato conosco pelo chat on-line ou telefone para que possamos te ajudar.
Há duas opções:
Atendimento por videoconferência: para clientes com dados biométricos cadastrados e que escolherem um novo Certificado igual ao anterior.
Atendimento presencial nos Estados Unidos (Miami): neste caso, você pode ir até às unidades deste local ou solicitar o atendimento em domicílio. Este serviço tem preço sob consulta e está sujeito à disponibilidade. Para saber mais, entre em contato conosco.
Sim, é possível. Há duas alternativas:
Se você tiver dados biométricos cadastrados o atendimento pode ser realizado por videoconferência.
OU
Se a sua situação não atender aos critérios mencionados, é possível solicitar o atendimento em domicílio.
